Inscrições da Ufes e rifa

Quinta-feira, 23, 07 at 2:21 pm 8 comentários

A Ufes divulgou, na semana passada, o edital com as regras para inscrição no vestibular 2008. O principal é estar atento às datas e, por isso, escrevam nas agendas: as inscrições devem ser feitas entre 29/8/2007 e 17/9/2007. Lembrando que no dia 29, próxima quarta-feira, começam as inscrições via Internet. Já no dia 3 de setembro, começam as que são feitas em agências bancárias. Uma comissão de alunos foi montada para organizar uma rifa com a intenção de arrecadar dinheiro para quem tiver dificuldades em pagar a inscrição. Então, é preciso agilizar a rifa porque, como visto, o tempo está curto.

Com o sistema de cotas, vocês, alunos, estão com chances redobradas de passar na Ufes, por isso, vale à pena que todo mundo tente o vestibular, mesmo aqueles que estão interessados em cursos técnicos ou concursos. É bom não excluir qualquer possibilidade de conseguir uma vaga, que dá acesso a estudo gratuito e de qualidade. Abaixo, colocamos o edital na íntegra. Leiam e, em caso de dúvidas, podemos fazer esclarecimentos em sala de aula.

***
a) Para efetuar a inscrição pela Internet, no período de 29/8/2007 a 17/9/2007, o candidato deverá:
a.1 – acessar a página http://www.ccv.ufes.br e preencher o formulário de inscrição, conforme instruções contidas nessa página até as 14 h do dia 17/9/2007;

a.2 – imprimir o requerimento de inscrição e o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00, em qualquer estabelecimento bancário até 17/9/2007. Pagamento após essa data não será considerado, implicando a não efetivação da inscrição;
a.3 – encaminhar para a CCV, até o dia 17/9/2007, via carta registrada com aviso de recebimento, o requerimento de inscrição assinado, com cópia autenticada do documento de identidade e quando for o caso atender o item 1.10 deste Edital. Comissão Coordenadora do Vestibular, Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – CEP: 29075-910 Vitória – ES.

Para efetuar a inscrição pela Caixa Econômica Federal, no período de 3/9/2007 a 17/9/2007, o candidato deverá:
b.1 – pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 e retirar o material de inscrição (manual do candidato, formulário de inscrição e anexo), em uma das agências da Caixa no Estado do Espírito Santo;
b.2 – preencher o formulário de inscrição, conforme instruções contidas no manual do candidato;
b.3 – entregar o formulário de inscrição até o dia 17/9/2007, em uma das agências credenciadas. O anexo, quando for o caso, deverá ser devidamente preenchido e encaminhado junto com o documento citado na letra e do item 1.5 deste Edital para a Comissão Coordenadora do Vestibular, Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – CEP: 29075-910 Vitória – ES.
1.2. A CCV não se responsabilizará por solicitação de inscrição via INTERNET não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação que impossibilitarem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos.
1.3. É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento do formulário de inscrição, mesmo quando feito por representante legal. A CCV não assumirá responsabilidade por eventuais prejuízos causados pelo preenchimento incorreto do mesmo.
1.4. O candidato que tiver obtido isenção da taxa de inscrição deverá efetivar sua inscrição no período de 11 a 17 de setembro de 2007, na sede da Comissão Coordenadora do Vestibular em Vitória, no Centro de Ciências Agrárias em Alegre ou no Centro Universitário Norte do ES, conforme Edital n0 01/2007-CCV, publicado no dia 28/7/2007.
1.5. Documentos necessários à inscrição
a) Formulário de Inscrição preenchido de acordo com as orientações do manual do candidato ou as contidas na Internet.
b) Uma foto 3 x 4 cm, recente, colada em local apropriado no formulário de inscrição.
c) Fotocópia nítida do documento de identidade, colada em local apropriado no formulário de inscrição, e seu original para conferência, quando a inscrição for efetuada na agência bancária credenciada.
d) Fotocópia do documento de identidade autenticada em cartório, em caso de inscrição por procuração e quando efetuada via Internet.
e) Anexo do formulário de inscrição e cópia autenticada em cartório do histórico escolar do ensino fundamental e do ensino médio ou curso equivalente para os candidatos que optarem pela reserva de vagas de acordo com a Resolução 33/2007 – CEPE. Este documento deverá ser encaminhado na modalidade de carta registrada.
Serão aceitos para inscrição apenas os seguintes documentos válidos à data das provas:
· Cédula de identidade, emitida por Secretaria de Segurança Pública ou Polícia Militar dos Estados, ou pelas Forças Armadas da União;
· Cédula de identidade para estrangeiros, emitida por autoridade brasileira;
· Cédula de registro de classe/categoria que, por lei federal, tenham validade como documento de identidade;
· Passaporte brasileiro;
· Carteira nacional de habilitação, com foto.
1.6. O candidato poderá fazer a inscrição com o protocolo da cédula de identidade e terá até dia 22/10/2007 para apresentar à CCV o original e fotocópia da mesma. O não cumprimento deste prazo poderá implicar o cancelamento da inscrição.
1.7. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso, escrevendo o nome do curso e o seu código. A não indicação ou indicação inválida de opção de curso no formulário de inscrição implicará o indeferimento da inscrição.
1.8. O candidato que não indicar a opção de língua estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano), ou que fizer opção inválida, fará obrigatoriamente a prova de Língua Inglesa. O candidato ao curso de Letras-Inglês fará, obrigatoriamente, a prova de Língua Inglesa.
1.9. O candidato que optar pela utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deverá preencher corretamente no formulário de inscrição o número de sua inscrição no ENEM. O candidato poderá informar até dois números de inscrições dos exames que realizou no período de 2005 a 2007. Neste caso serão usadas as notas obtidas no ano em que apresentou a maior soma de pontos. Caso o número informado não confira com o registro no MEC/INEP, essa opção será automaticamente desconsiderada.
1.10. O candidato que desejar concorrer à reserva de vagas de inclusão social estabelecidas na Resolução 33/2007 – CEPE deverá assinalar essa opção no formulário de inscrição e preencher o anexo que deverá ser encaminhado a CCV até o dia 17/9/2007, na modalidade de carta registrada junto com uma cópia autenticada em cartório do histórico escolar do ensino fundamental e do ensino médio ou curso equivalente que comprove estudo em escola pública. Caso o candidato indique a opção pela reserva de vagas e não envie até o dia 17/9/2007 a documentação exigida, essa opção será desconsiderada.
1.11. Será recusado documento de identificação adulterado, danificado, rasurado, com prazo de validade vencido ou de não alfabetizado/infantil, ou cuja fotografia não permita identificar claramente o seu portador.
1.12. É vedado ao candidato, que seja aluno da UFES, se inscrever para o PS-UFES-2008 em curso idêntico ao que já esteja cursando. A qualquer instante em que for constatada esta situação serão cancelados os efeitos da inscrição e, portanto, da matrícula decorrente.
1.13. Ao se inscrever, o candidato estará aceitando de forma irrestrita, as condições estabelecidas nas Resoluções nos 60/2006, 08/2007 e 33/2007 CEPE/UFES, Resolução no 23/2007 CUN/UFES, nos editais publicados pela CCV, bem como nas instruções contidas no Manual do Candidato, nas provas e em todo o material fornecido e disponível durante a realização do Processo Seletivo UFES 2008 inclusive as informações contidas no endereço eletrônico http://www.ccv.ufes.br.
1.14. Após o processamento das inscrições, a CCV divulgará no dia 22/10/2007 a relação dos protocolos de inscrição com irregularidade no documento de identificação. Caberá ao candidato procurar a CCV, até o dia 29/10/2007 para regularização de sua identificação sob pena de te sua inscrição indeferida.
1.15. O candidato poderá retirar o cartão de inscrição no endereço eletrônico http://www.ccv.ufes.br a partir do dia 5/11/2007 ou quando for o caso, no período de 9/11 a 16/11/2007 na agência credenciada da Caixa indicada no formulário de inscrição.
1.16. Em nenhuma hipótese, será permitida a alteração das opções de curso, ENEM, reserva de vagas e língua estrangeira feitas no formulário entregue na agência bancária ou enviado pela Internet.
2. Provas
O Processo Seletivo UFES 2008 será realizado em duas etapas, sendo a Primeira Etapa constituída de prova objetiva, comum a todos os candidatos, e a Segunda Etapa constituída de uma prova de Redação, para todos os candidatos, e de provas discursivas, distribuídas de acordo com as matérias específicas de cada curso, conforme o item 3.1 deste edital. As provas versarão sobre as matérias constantes dos programas contidos no manual do candidato. A avaliação realizada no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – poderá ser usada como parte do processo seletivo, por opção do candidato.
2.1. Calendário das Provas
1a Etapa – 25/11/2007 – 60 questões objetivas – início às 14h e término às 19h.
2a Etapa – 16/12/2007 – Redação, com 3 (três) questões; 17/12/2007 – Física ou História ou Química ou Língua Inglesa, com 5 questões cada; 18/12/2007 – Matemática ou Geografia ou Biologia ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com 5 questões cada. As provas terão início às 14h e término às 17h.
2.2. A prova de Redação terá caráter eliminatório para todos os candidatos sendo eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 2 (dois) pontos, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).
2.3. Os candidatos aos cursos de Matemática, Estatística e Matemática – São Mateus farão na Segunda Etapa apenas a prova de Redação de caráter eliminatório no dia 16/12/2007 e deverão no Processo Seletivo Estendido cursar durante o 1º semestre letivo de 2008 as disciplinas específicas definidas no item 4.4 deste edital.

3.2. Das vagas oferecidas para cada curso, 40% (quarenta por cento) serão destinadas aos candidatos que atenderem ao seguinte perfil, cumulativamente, de acordo com a Resolução 33/2007 – CEPE:
I. Ter cursado, no mínimo, quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio ou curso equivalente em escola pública no Brasil; e (comprovar na inscrição)
II. Possuir renda familiar de até 7 (sete) salários mínimos mensais na data de inscrição. (comprovar na matrícula)
Para efeito do que trata o inciso I (acima) não serão considerados nesta categoria candidatos que tenham estudado em escola particular, ainda que com bolsa de estudos integral e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais.
3.3. Serão oferecidas 5 (vagas) para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar (CFO-BM) que utilizará o Processo Seletivo UFES 2008, para cumprimento do requisito “ Exame Intelectual Escrito” do processo de seleção conforme critérios definidos no Edital 01/2007 CFO – Dept RH, constante do Manual do Candidato e no endereço eletrônico http://www.ccv.ufes.br/. A seleção será regida pela Resolução 60/2006 do CEPE que estabelece as normas do Processo Seletivo UFES, mas neste caso, não se aplica a Resolução 33/2007 destinada à reserva de vagas aos cursos de graduação da UFES. Na segunda etapa as discursivas específicas serão Física e Matemática.
3.4. O ciclo profissionalizante dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, será ministrado, a partir do 50 período, nas instalações do CCA, no município de Jerônimo Monteiro/ES.

Advertisements

Entry filed under: Sem categoria.

Últimos dias para visita à mostra do Museu da Vale Legalização do aborto

8 comentários Add your own

  • 1. ana  |  Quinta-feira, 6, 08 às 5:37 pm

    eu estudei a vida toda em escola publica, e por isso nunca tive a chance de passa na ufes, pois meus pais nunca tiveram condição financeira de pagar, hoje tenho 40 anos, e ainda nao tenho como custear uma faculdade particula, ja me preocupo com minha filha q tem 10 anos no futuro, imagine se posso pensa em mim? agora com esse sistema de cotas, eu estou animada a tenta a ufes esse ano de 2008 e 2009..

    Responder
  • 2. ana  |  Quinta-feira, 6, 08 às 5:45 pm

    eu estudei a vida toda em escola publica, e por isso nunca tive a chance de passa na ufes, pois meus pais nunca tiveram condição financeira de pagar, hoje tenho 40 anos, e ainda nao tenho como custear uma faculdade particula, ja me preocupo com minha filha q tem 10 anos no futuro, imagine se posso pensa em mim? agora com esse sistema de cotas, eu estou animada a tenta a ufes esse ano de 2008 e 2009

    Responder
  • 3. pamella  |  Segunda-feira, 23, 08 às 5:51 pm

    bom eu queria saber sobre a prova da ufes.

    Responder
  • 4. Leonardo Zuqui  |  Quarta-feira, 25, 08 às 10:25 pm

    Gostaria de saber sobre o processo seletivo da prova da PM do ES!!!

    Responder
  • 5. samara  |  Sexta-feira, 22, 08 às 11:10 am

    Eu estudo em escola publica e gostaria de saber sobre os documentos nescessários para concorrer a vaga no sistema de cotas.

    Responder
  • 6. rosilaine de souza ataide  |  Segunda-feira, 25, 08 às 4:53 pm

    oi

    Responder
  • 7. Mariana Reis  |  Quarta-feira, 10, 08 às 4:51 pm

    Estoi isenta da taxa. Como faço pra efetuar minha inscrição?

    Responder
  • 8. karla Locateli Peixoto  |  Quinta-feira, 14, 09 às 10:29 pm

    Eu queria saber mais sobre a prova discursiva da ufes no curso de Eng.Florestal…

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Agosto 2007
D S T Q Q S S
    Set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: