Um ano de história

Terça-feira, 18, 07 at 12:48 pm 1 comentário

Um ano do nosso sonho coletivo – que está em construção – foi completado no último dia 16. Nessa data, nos reunimos no salão da Igreja Católica, pela primeira vez no ano passado, para pensar em um grupo de estudantes em prol da comunidade de São Torquato.
Pensando nesse grupo, quase sem dormir com esse sonho e perturbando a professora Leonor Araújo, que tem um discurso inflamado e que seria fundamental para constituirmos um grupo em São Torquato, convidamos, assim, alguns idealistas e aventureiros para compor tal grupo.
Ainda sem muitas definições, muitas eram as discussões e diálogos e, dessa maneira, fomos delineando nosso trabalho. Os objetivos sempre foram o de melhorar as condições das pessoas que aqui vivem. E o que sempre nos falou bem forte era o fato de criar condições de estudantes do bairro ingressarem na universidade. Oportunidades que todos nós do grupo tivemos!
Embora tivéssemos alguns questionamentos e divergências de pensamento, essa sempre foi a nossa certeza, pois sabemos o que é o espaço da Ufes para formação de lideranças capixabas. O que, desde o inicio, nos propomos a não fazer foi oferecer pão e circo para nossa comunidade, uma vez que isso já é freqüente…
Fizemos uma pesquisa socioeconômica com a finalidade de termos um embasamento sobre a atual situação social do bairro. Está, por sua vez, comprova a realidade nefasta do nível educacional de nossos moradores. Daí tiramos, com mais confiança, nossos planos de trabalho com educação e cultura. Esses são, com certeza, nossos campos de trabalho…
O pré-universitário SuperAção nasce, então, do esforço de todos nós em fazer uma nova formação educacional. Nossa perspectiva de formação no cursinho é a de cidadãos, não na concepção neoliberal desse termo, mas em seu sentido amplo, de forma coletiva e libertária, a fim de manter uma relação mais estreita da universidade com nossa comunidade.
Portanto, comemorar um ano, agora, é agradecer muito a todos que fazem desse ideal uma realidade. Sabemos das dificuldades encontradas em nosso percurso, mas, com amadurecimento, é possível identificar os erros e corrigi-los. Quero, então, agradecer a todos que colaboram com esse objetivo, pois só um sonho coletivo é capaz de fazer o que estamos fazendo!!!!

Um grande abraço para todos, muito obrigado e parabéns para nós!

Anderson Lyrio

Entry filed under: Sem categoria.

Rifa que infla! Não tropecem na Língua

1 Comentário Add your own

  • 1. arianicna  |  Terça-feira, 18, 07 às 1:19 pm

    Fico feliz de fazer parte desse grupo de idealistas e aventureiros! Acrecento: sonhadores!

    No SuperAção, conheci os que são, hoje, grandes amigos e parceiros de idéias malucas rs… Algumas dão certo; outras, a gente precisa esperar pra ver acontecer. E é preciso paciência…

    O que desejo, de coração, é que os alunos da primeira turma do pré-universitário sejam, no próximo ano, nossos parceiros, ou seja, se integrem de corpo e alma ao nosso projeto.

    Os que passarem no vestibular podem se tornar professores. E os que não passarem, por favor, não desistam, mas repitam e estejam também dispostos a ajudar a comunidade de São Torquato!

    Parabéns para todos nós! Beijos para todos!
    Jussara

    Responder

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts