Atualidades…

Terça-feira, 13, 07 at 10:17 pm Deixe um comentário

Gente, a prova da Ufes é fortemente ligada ao conteúdo programático, ou seja, mesmo que eles coloquem os textos complementares nos enunciados, as respostas vão exigir conhecimento das matérias específicas. Apesar disso, é indispensável estar bem informado. Vai que eles pedem alguma coisa que não esteja diretamente ligado ao conteúdo… Daí, é um pontinho fácil… Algumas dicas de atualidades…

Depois, vou colocar um texto sobre cada um desses assuntos, ok? Ah, o material que eu entreguei para o Enem também está valendo!

***

As atualidades são cada vez mais freqüentes em exames de vestibulares. Por isso, o supervisor de geografia do Curso Anglo, Reinaldo Scalzaretto, dá dicas de como estudar e os temas que podem cair nas provas. Ele participou, nesta quarta-feira (17) do chat do G1.

Confira a íntegra do chat

Scalzaretto afirma que é importante cultivar o hábito de ler jornal e que não adianta ler só uma semana antes da prova. “O professor que escreve a prova se baseia muitas vezes em algum arquivo de jornal, de meses antes”, diz. Além disso, segundo ele, a questão contextualizada dá mais informações para serem resolvidas. “Muitas vezes estas questões são as que costumam ser mais fáceis”, afirma.

Mas, mesmo que a geografia seja cada vez mais cobrada junto de conhecimentos do mundo de hoje, isso não significa que o estudante possa dispensar os tradicionais mapas. “Você tem que estar com eles na sua cabeça. Muitas vezes este conhecimento também serve para se resolver questões de atualidades”, diz o professor.

Veja as dicas para alguns temas em destaque no mundo atual.

Chavismo
Pode ser uma questão da prova e já foi de vestibulares passados. Dois aspectos podem ser explorados: o político e o econômico. Pode-se relacionar o chavismo ao socialismo na América Latina e com Cuba no ponto de vista político. E sob o ponto de vista econômico, a questão do petróleo da Venezuela merece destaque.

Conheça Hugo Chávez

Crise política
Questões políticas do dia-a-dia não costumam aparecer no vestibular. Há raras exceções. Por exemplo, se você for fazer vestibular no IBMEC/SP pode encontrá-las. Mas é raro. Em geral o que podemos dizer que é as questões partem da notícia de jornal para avaliar se o aluno tem um conhecimento mais profundo do tema.

Oriente médio
Cai bastante na prova. A melhor forma de estudar é pegar um resumo das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos tempos.

Entenda o conflito Israel x Palestina
Entenda o conflito entre Hamas e Fatah

Mudanças climáticas
Vestibulares devem abordar o assunto, porque são questões interdisciplinares, com exploração de física, química, matemática, geografia e história numa mesma pergunta.

Entenda causas e conseqüências do aquecimento global
“Brasileiros têm de agir sobre aquecimento”
Aquecimento global: da ciência ao juízo final

Biodiesel
É uma novidade extremamente importante para o Brasil. Atualmente procuram-se em todo o mundo novas formas de geração de energia e o Brasil inventou a biomassa, que é retirar energia de material orgânico.

China
Todo ano cai. Dinâmica populacional e industrialização são os principais temas de questões à respeito da China.

Advertisements

Entry filed under: 1.

Renan Calheiros… Parabéns para o Giovanne!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Novembro 2007
S M T W T F S
« Out   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: