Jovens de classe média no crime

Quarta-feira, 21, 07 at 4:01 pm Deixe um comentário

Jovens de classe média são atraídos pelo crime
Publicada em 03/02/2006 às 17h02m
Extra

Globo Online

RIO – O envolvimento de jovens de classe média do Rio de Janeiro como crime é cada dia mais freqüente ou, pelo menos, mais reprimido. Somente este ano, a polícia desarticulou uma quadrilha de 14 jovens que vendia drogas como ecstasy, skank e maconha pela internet, prendeu um jovem de 17 anos, filho de um médico renomado na cidade de Itaperuna e de uma advogada, acusado de matar um taxista com dois tiros em Piratininga e prendeu o assaltante de residências Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, que acabou morto na operação.

Em maio, Felipe Miranda Rodrigues, de 20 anos, foi preso apontado como assassino do mecânico do grupo de motoqueiros “Carrasco de Ferro”, Alexandre Quintanilha, de 35 anos. Filho de um comerciante do ramo de informática de Niterói, Felipe foi preso e autuado por latrocínio na 74ª DP (Alcântara). O jovem, que morava com a mãe, fugiu de casa e foi morar com um amigo na favela Nova Brasília, em Niterói, e na delegacia confessou que roubava motos por encomenda e que vendia vendia cada uma delas por R$400.

Envolvida com traficantes, uma jovem moradora da Barra da Tijuca teria participado do assalto ao apartamento da própria família. A filha, na companhia de bandidos, abordou o carro do pai a alguns metros do condomínio onde ela morava. Assim, o grupo conseguiu chegar ao apartamento sem muitas dificuldades.

Envergonhado, o pai não registrou o crime na delegacia, mas relatou o caso no livro do condomínio alertando, inclusive, que ninguém deixasse a filha entrar no prédio. Meses antes do crime, ela havia fugido de casa para morar numa favela ainda não identificada pela polícia.

Jovens que estudam em bons colégios e levam uma vida confortável e até ganham mesada dos pais ficam seduzidos pela vida aparentemente fácil do crime e pelo tratamento glamoroso que alguns filmes ou livros dão a alguns bandidos. Um caso recente foi o do filme “Alpha Dog”, estrelado por Bruce Willis e Sharon Stone, que conta a trajetória de Jesse James Hollywood, criminoso americano acusado de assassinar Nicholas Markowitz. Jesse James foi preso em março, em Saquarema, na Região dos Lagos, onde vivia com uma namorada.

Um dos casos mais famosos ligando jovens de classe média ao crime foi o de Maurício Chaves da Silveira, o Mauricinho Botafogo. O filho do dono de uma casa de câmbio e morador de Copacabana, ele foi preso há cinco anos acusado de chefiar uma quadrilha que assaltou apartamentos de luxo em vários estados.

Anúncios

Entry filed under: 1.

Uma opinião contra Redação na mira…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Novembro 2007
D S T Q Q S S
« Out   Dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: