Dicas básicas…

Sexta-feira, 14, 07 at 12:15 am 1 comentário

Galera, como vocês sabem, vou passar o final de semana fora, mas estou com o pensamento em vocês. Vou orar e torcer para que todos se sintam calmos e confiantes para a prova de Redação. Isso é muito importante!

Primeiro, queria dizer que todos os alunos do SuperAção são mais que vencedores, mesmo aqueles que não passaram no vestibular. Sabemos de todas as dificuldades que vocês passam pra estudar. Não é mole enfrentar um dia de trabalho e ainda ter ânimo para estudar tanta coisa.

Além da Ufes, há outras possibilidades: concursos, cursos técnicos e, com certeza, o próprio fato de se adquirir conhecimento, coisa que ninguém vai roubar de vocês.

Minhas dicas para a prova de Redação, mais uma vez, são:

O que a banca quer saber é se você sabe, em primeiro lugar,

– construir um texto para emitir opinião, que pertence ao ramo ou gênero dissertativo argumentativo. Nesse caso, o enunciado vai revelar que tipo específico de texto eles querem, que pode ser editorial, artigo, carta, manifesto, dissertação argumentativa tradicional, que é a antiga redação escolar mesmo. Sigam as instruções de Natal e leiam sobre temas de atualidades. Sem conhecer o conteúdo dos temas, é muito difícil escrever para omitir opinião. O enunciado vai revelar se você pode ser mais incisivo (artigo) ou moderado (editorial) na maneira de omitir sua opinião. De qualquer forma, são textos opinativos. Isso deve estar claro.

– construir texto para narrar uma história, do gênero narrativo. Nesse caso, podem pedir para inventar uma história (narrativa ficção – “conto”) ou narrar fatos reais do cotidiano (crônica). Acho mais remoto, mais podem pedir para escrever uma fábula, que também é ficção, mas difere do conto por envolver animais ou deuses e ter uma moral.
O que pode cair também é a tirinha, narrativa com desenhos. Nesse caso, eles vão colocar as imagens e pedir para vocês criarem uma história. Cuidado com o tipo de pessoa que eles vão pedir, se for autobiográfico, é em primeira pessoa.

– construir um texto descritivo. Descrever é contar o que você está vendo. Pode ser um ambiente ou uma pessoa. Pode ser também descrever aspectos psicológicos, como a personalidade de uma pessoa.

Dicas gerais:

Não deixem que as regrinhas ou fórmulas prontas inibam a criatividade de vocês. A banca espera textos objetivos, por isso, pedem 20 linhas, que sejam claros, coerentes e coesos e também criativos. Os textos precisam de um começo, meio e fim. A idéia precisa ser apresentadas, desenvolvida e concluída. É isso.

Na narrativa, a criatividade pode ser mais solta, então, vocês podem usar a escrita rápida. Escrever o que vier à cabeça sem pensar muito.

Leiam sobre:

IPTU, CPMF, obras em Vitória, cotas e o que postei aqui no blog.

No mais, confiem em Deus e no potencial de vocês. Acreditem em vocês. Não tenham vergonha de expor o que vcs pensam!

Tô orando e torcendo.
Bjs,
Jussara

Advertisements

Entry filed under: 1.

Mais exemplos… VestUfes 2010 vai usar Enem na primeira etapa

1 Comentário Add your own

  • 1. Hellen  |  Sexta-feira, 24, 10 às 1:33 pm

    Gostei bastante do seu modo de pensar e ajudar os alunos que mais precisam se esforçar em uma parte da Lingua Portuguesa que é o que mais cobram em várias provas disputadas a tal “REDAÇÃO”.

    Agradeço muito porque tirou muitas dúvidas minhas ! ♥

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Dezembro 2007
S M T W T F S
« Nov   Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: