Quem Somos

Pois bem… Estamos nós, aqui, iniciando um projeto que pretende nada mais nada menos que criar um canal de interação entre alunos, professores e coordenadores do nosso pré-universitário.

Para isso, está nascendo o blog SuperAção, mais que um canal de comunicação: um meio de postagens e respostas, de participação, de integração.

O que queremos é reduzir essa separação entre nós, do grupo SuperAção, e vocês, alunos do cursinho, a ponto de dizer: “nós, alunos e integrantes do grupo SuperAção”. Ficou complicado? Em palavras mais simples, queremos que vocês se integrem ao nosso grupo e que possamos, juntos, fazer crescer um projeto pioneiro em São Torquato.

Outro objetivo desse espaço virtual é o de ampliar a carga horária das aulas que os professores dão presencialmente. “Mas como isso será possível?”, alguns podem estar se perguntando.

Será possível na medida em que estivermos postando, aqui, informações sobre as disciplinas, sobre os vestibulares, sobre o Enem e também postando exercícios e até mesmo tirando dúvidas que não foram respondidas em sala de aula.

Como tudo começou?

O SuperAção é um grupo formado por profissionais graduados, estudantes universitários, professores e moradores da Grande São Torquato, em Vila Velha, que uniram forças, desde setembro de 2006, para realizar projetos sociais na região.

Nosso objetivo é oferecer oportunidades de aperfeiçoamento profissional a moradores, capacitá-los a ingressar no Ensino Superior, reduzir os índices de exclusão digital, oferecer oficinas nas áreas de cidadania, cultura e esportes. O intuito é sempre diminuir a exclusão social, contribuindo ainda para reduzir os índices de criminalidade na região.

A primeira ação do grupo foi a realização, entre dezembro de 2006 e fevereiro deste ano, uma pesquisa socioeconômica com 702 moradores de São Torquato. Contamos para isso com o apoio do programa Conexões de Saberes da Ufes, ligado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC).

Em seguida, projetamos um pré-universitário popular, cujas atividades iniciaram-se no dia 19 de março deste ano. Esse mesmo do qual você é aluno!

Eis alguns dados quantitativos do estudo:

· Apenas 3% dos moradores de São Torquato passaram pelos bancos da universidade;
· 13% ainda não sabem ler e escrever;
· 71% dos moradores entrevistados nunca foram ao teatro;
· 61% não estiveram numa biblioteca;
· 46% não foram ao cinema;
· 62% nunca freqüentaram exposições de arte;
· A renda familiar de 48% dos moradores de São Torquato está entre um e três salários, situado-os abaixo da linha de pobreza;
· 58% não possuem computadores;
· 59% não têm acesso à Internet.

Nossa missão é, então, mudar a realidade desses dados. Quem embarca conosco?

Anúncios

3 comentários Add your own

  • 1. Jorge wilson  |  Segunda-feira, 15, 07 às 7:17 pm

    Sou morador de são Torquato há muito tempo e acho esse projeto muito legal mesmo, os moradores apesar de todas essas estatísticas negativas são em sua maioria ordeiros e pacíficos e merece a força que esse projeto esta dando. Já vi outros projetos como este ter sido fomentado, porem nunca levado a frente. Torço para que de tudo certo. Jorge Wilson.

    Responder
  • 2. Jussara  |  Sexta-feira, 8, 08 às 4:41 pm

    Olá, Jorge!

    Primeiro, desculpe pela demora em reponder! Vc escreveu essa mensagem em julho do ano passado. Mas o fato é que quase não entramos nessa página com a hitória do grupo. Fico feliz com seu comentário e também torcemos para que o SuperAção não fique pelo meio do caminho, mas faça diferença em São Torquato.
    Quem sabe você não pode nos ajudar?
    Com certeza, precisamos do apoio dos moradores.
    Abs,
    Jussara
    (jussarab@hotmail.com)

    Responder
  • 3. Cleber Franklin Gonçalves  |  Sábado, 30, 10 às 9:18 pm

    Gostei do que li aqui e quero saber mais…..Como estão as coisas,os projetos,temos que fazer isso crescer,e ai?Como posso ajudar?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: